Mad Max: Estrada da Fúria

Da poeira do deserto da Estrada da Fúria às escarificações tribais dos War Boys, qual é o lugar da beleza em um mundo que se tornou insano?

Movie Makeup consegue a tomada interna nos looks mais recentes nos filmes mais quentes do mês.

45 anos desde a queda do Mundo, e o planeta terra é um lugar perigoso e empoeirado. A civilização se desintegrou; em seu lugar, há uma ditadura medieval comanda pelo Senhor da Guerra de Wasteland, um homem-monstro conhecido como Immortan Joe, e o seu exército tribal de War Boys. Ninguém "pertence" à este lugar - cada homem e mulher estão sozinhos, todo dia uma nova luta pela sobrevivência.

Qual é o lugar da beleza em um mundo desses? Entra a nossa heroína, uma renegada chamada Furiosa em uma missão solitária para acabar com o regime do mal do Senhor da Guerra. Com sua cabeça raspada e seu olhar delineado de kohl, a areia do deserto no rosto é parte camuflagem, parte poeira de contorno. Depois, temos as Cinco Esposas – um grupo de mulheres jovens iridescentes aprisionadas pelo Senhor da Guerra na esperança de produzir um herdeiro com um corpo apto.

“Furiosa viveu em um mundo de homens e, durante anos, provavelmente escondeu o fato de ser mulher", diz a designer de maquiagem Lesley Vanderwalt (que também trabalhou no filme Mad Max o Guerreiro da Estrada, de 1981) “Mas, como guerreira, ela tinha que lutar melhor que qualquer War Boy – a personalidade dela me lembra dessa citação ‘Nós fizemos tudo isso – mas em saltos altos’.”

Motion Picture Artwork and Photography © 2015 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved

Há uma beleza estranha nos War Boys também - os corpos deles são marcados por intrincadas escarificações, como pinturas rupestres tribais expressando o que restou da humanidade deles. Trata-se de um look que Vanderwalt tomou emprestado em parte de imagens tribais e religiosas. “A aparência deles denota a posição ou o status deles naquela sociedade”, ela explica. “Aqueles que eram guerreiros destemidos, e tinham sobrevivido à loucura até ali, costumavam ser um pouco mais velhos e superiores".

“Quando não estavam envolvidos em suas jornadas comerciais ou trabalhando nos veículos, o que os War Boys faziam?” ela se perguntava. “Sem telefones, comida ou bebidas para se distrair, eles se automutilavam – entalhando desenhos simples em suas próprias peles por simples tédio, como desenhos rupestres. Nós decidimos que tatuagens era algo tão trivial hoje, nós fomos um passo além... Aborígenes, africanos e polinésios têm usado a escarificação ao longo da história, lançando mão das ferramentas e dos materiais de que dispunham”.

“Sem telefones, comida ou bebidas para se distrair, eles se automutilavam – entalhando desenhos simples em suas próprias peles por mero tédio, como desenhos rupestres”.   – artista maquiadora Lesley Vanderwalt

 

Com seus olhos vazios e corpos brancos de cadáver, os War Boys parece que convocam a própria morte, negociando com o Anjo da Morte por cada respirada, mas a atitude deles é a de “deixe que venha”! Com a promessa de vida eterna de seu Senhor da Guerra por atos de violência kamikazes, há muito pouco pelo que viver e não há honra maior que expirar em nome dele.

Além de meros delineadores masculinos, os olhos-caveira deles foram inspirados pelo mais fino do rock ‘n’ roll: “Keith Richards, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Marilyn Manson, Johnny Depp, emo…até mesmo Elvis”, acrescenta Vanderwalt. O festival Burning Man e o culto ao estilo do steampunk também foram referência para a distopia bricolagem do Estrada da Fúria.  “A exemplo de seus veículos, eles decoravam a si mesmos. Um sentimento de pertencimento, a uma família doente, disfuncional... ninguém confiava em ninguém em relação às suas vidas ou aos seus veículos, eles não tinham nenhuma outra posse exceto pelas coisas estranhas que podem ter sobrevivido, espalhadas pela terra devastada em uma tempestade tóxica, que eles tinham apanhavam e que guardavam com extremo zelo”.

O derradeiro ‘produto’ de beleza em um mundo desses? Água, claro – a mais escassa e preciosa de todas as mercadorias. “Não fiquem muito viciados em água”, rosna o Senhor da Guerra enquanto concede a mais escassa das rações. A própria fonte da vida, trata-se de um lembrete a qualquer pessoa que procura a beleza de dentro para fora para beber até se fartar – e para sermos agradecidos por vivermos em um mundo em que podemos fazer isso.

MOMENTOS MAQUIAGEM DE CINEMA: PROCURE POR...

  • Furiosa conduzindo a sua batalha com uma mancha de óleo de motor escuramente iridescente em sua testa
  • Os longos membros das Cinco Esposas brilhando como se tivessem sido untados com pó de anjo após um banho da mangueira debaixo do sol do deserto
  • Os lábios com spray prata dos War Boys kamikazes enquanto eles gritam “Valhalla!” em um ímpeto para conhecer o seu criador