Sibling

Conversamos sobre punk e beleza com a rebelde gangue londrina Sibiling: Cozette McCreery, Sid Bryan, o stylist Judy Blame e a artista de maquiagem Sharon Dowsett.

Made for Fashion reúne designers de moda e artistas de maquiagem para conversas francas sobre criatividade, colaboração e passarelas

Cozette McCreery e Sid Bryan começaram Sibling em 2008 e se tornaram uma marca indispensável para a rebelião punk. O Outono/Inverno de 2017 não é diferente – na verdade, conta com um verdadeiro punk na forma de Judy Blame responsável pelos penteados e cabelos. Blame contudo não é uma peça de museu – nos anos 80, foi encarregado do look de Neneh Cherry e trabalhou com Louis Vuitton e Comme des Garçons com acessórios feitos à mão. Amigo de longa data de McCreery e Bryan, esta é a primeira vez que colaboraram com ele como estilista, em uma coleção inspirada na Princesa Di, Lee Scratch Perry e Antoni Gaudi.

Com uma mistura tão eclética, a maquiagem pede por uma verdadeira profissional – Sharon Dowsett, que está no negócio há mais de 25 anos e conta capas para Vogue, Haper’s Bazaar, i-D e The Face em seu CV. Dowsett e Blame são velhos amigos também, fazendo desta “gangue de quatro” uma equipe de estrelas. Aqui, eles conversam sobre estilo, beleza e o significado do lápis labial laranja.

McCreery: Gaudi, Princesa Di e Lee Scratch Perry fazem sentido para nós, mas talvez não para muitas pessoas! A parte principal da coleção são os mosaicos do Parque Güell em Barcelona.

Bryan: Era o choque de cores, texturas e gráficos quebrados nos mosaicos. Era imediatamente inspirador nos termos mais simples. De um ponto de vista têxtil e de moda é "uauu". É quando coisas interessantes acontecem: quando coisas colidem, quando ideias colidem, quando padrões colidem, quando mentalidades e atitudes colidem.

“Nós amamos pessoas como Bananarama, The Slits, Grace Jones e Siouxsie Sioux. Meninas duronas e com opinião própria.” - Cozette McCreery, Sibling.

McCreery: Judy trouxe o elemento de Lee Scratch Perry, porque ele viu isso como uma espécie de soundclash de padrões. Eu conheço o Judy desde que eu tinha 18 ou 19 anos. Ele conhece a marca, eu acho que as vezes, até melhor do que nós; ele é como um terceiro par de olhos! Ele faz parte da nossa família de amigos. Da mesma forma, ele só queria trabalhar com alguém com quem tinha um relacionamento e essa era a Sharon.

Blame: Odeio pensar quanto tempo Sharon e eu trabalhamos juntos…(brincadeira). Desde a época dos Tundor, definitivamente antes da guerra! Quando a conheci, fizemos uma sessão de fotos para i-D e ela estava terrivelmente nervosa, porque estava trabalhando comigo. Eu não sei o porquê. Era tudo marrom e cores oxidadas. Ela aplicou uma cor diferente nos lábios de cada garota e isso foi uma das coisas que deu sentido para esta história. Desde então, eu penso “Bom, ela está bem.”

Dowsett: Judy sempre dá ótimas indicações, tanto verbal como visualmente. Ele me contou sobre a coleção junto com Cozette e Sid, dizendo-me que o olhar era punk, mas chique, e me mostrou uma imagem que nós trabalhamos para Thierry Mugler no final dos anos 80 para dar partida no processo criativo.

Blame: Sharon controla muito bem o volume – e você precisa deste tipo de maquiadora neste desfile, para mim, porque algumas das influências eram muito diversas –maquiagem era uma maneira excelente de reunir tudo isso. Vermelho e azul são duas cores-chave na coleção - essa foi a informação que dei à Sharon.

Dowsett: Nós experimentamos com várias combinações de vermelho e azul, mas descobrimos que o vermelho era um tom muito forte para os olhos. Laranja era o mais amigável e nos lembrava o mosaico de Gaudi que inspirou os designers. Escolhemos um delineador gráfico com grande significado, com uma linha de kohl branca. Algumas meninas usavam uma combinação de cores laranja e vermelho; outras usavam azul- marinho e azul-escuro. Os meninos simplesmente levavam máscara para cílios na cor azul-marinho nas sobrancelhas, com um toque de corretivo e hidratante.

McCreery: Nós amamos pessoas como Bananarama, The Slits, Grace Jones e Siouxsie Sioux. Garotas duronas com opinião própria. Para garotos, se trata de publicidade como Versace dos anos 90 e Bruce Weber. Os homens devem ter uma boa aparência…com um pouco de brilho na pele.

Dowsett: Os lábios eram vermelhos matte ou azul escuro brilhante. Dominic, o maquiador sênior na M·A·C (que trabalhou com Sibling em várias temporadas) foi cuidadoso em combinar o equilíbrio certo de azul, com um pouco de roxo, quando Judy disse que via/gostaria que o ensaio fosse um pouco verde. Isso é o maravilhoso sobre os produtos M·A·C - você pode customizar! Me distanciei do laranja nos lábios porque eu queria um elemento clássico e me lembrei do que Helmut Newton me disse em um editorial da Vogue: "Ame os lábios laranja, querida ...a televisão é muito ruim.”